terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Análise: Raquel Mello - Passos de Fé

Depois do sucesso de "Sinais de Deus", cantora presenteia público com álbum ainda mais incrível

Como prometi no twitter há algum tempo e para a própria cantora quando gravamos nossa incrível entrevista, eis que finalmente posto a análise dessa obra prima chamada "Passos de Fé". Um ótimo CD que merece ser ouvido, faixa por faixa. A análise foi feita em parceria com meu brother @SanmuellSousa, o mais novo colaborador do Farofa Gospel. Confira, comente e espalhe por aí, afinal falar bem de quem merece é sempre muito bom!

Passos de fé é o terceiro trabalho de Raquel Mello pela Central Gospel. Produzido pelo experiente produtor Wagner Carvalho, responsável por trabalhos de outros grandes nomes como Cristiane Carvalho, Pamela e Grupo Ellas. O álbum, primeiro Ao Vivo da cantora, foi lançado no final de 2011, depois do imenso sucesso do CD Sinais de Deus e da canção Quero Descer, interpretada ao lado de Nani Azevedo. Raquel vem mais pentecostal do que nunca, mas sem perder sua essência, com uma mistura de adoração intensa, black e uma colocação de voz impecável, que se destaca em meio a qualquer arranjo. Um dos destaques são as letras, algumas delas de compositores não tão conhecidos, mas que soam perfeitas.



Eterna Graça (John Nexton) - O álbum começa com uma versão adaptada do clássico e conhecido hino “Amazing Grace” em uma introdução sussurrada da cantora que me fez lembrar a minha saudosa avó, quando eu, com os meus oito anos a escutava andando pela casa assoviando e cantando “Se as águas do mar da vida quiserem... segura na mão de Deus !”... A princípio pareceu um pouco assustador, mas o resultado ficou lindo e emocionante.

Passos de Fé (Anderson Freire e Dedé de Jesus) - Mistura o pentecostal e o congregacional com total harmonia. Nada de arranjos mirabolantes, mas a interpretação forte e a letra marcante já dão o tom de intensidade à música. Além de título do CD, a canção ganhou clipe e se tornou um dos carros-chefes do álbum.

Viverei proezas (Anderson Freire) -Com uma pegada mais “worship”, se destaca pelas linhas de baixo e guitarra de estilo ministerial com direito a solos e riffs bem marcantes, uma musica que caiu muito bem para o álbum, principalmente pelo fato do cd ter sido gravado ao vivo. Ótima pedida para cultos de jovens e momentos de adoração.

Deus dos Povos (Anderson Freire e Amaury Betoqui) - Numa batida que dá certa continuidade a anterior, vem com estilo animado e bem jovem. A música nos induz a bater palmas e celebrar junto com a cantora, É perfeita para sentar-se em uma roda de jovens, tirar o velho violão do case e começar a adorar, ou até mesmo tocar na igreja junto com o grupo de louvor, em minha opinião caberia até uma coreografia!

Nada me afastará de Deus (Wellington Gomes) - É mais que uma musica. Com um ritmo mais calmo e uma profunda declaração a Deus. A letra faz uma referência à declaração de Paulo ao Senhor na carta aos Romanos: “Não será a tristeza, angustia ou dor, nem a morte, a vida, os anjos, principados e potestades, o presente e o futuro, a altura ou a profundidade nada poderá me afastar do teu amor Jesus” , e traz para a realidade dos dias atuais.. “não será doença, desemprego ou a decepção que conseguirá diminuir minha gratidão...”. Sem dúvida, uma das melhores♪♫

Cuida de Mim (Pierri Onassis) - É mais uma declaração de amor e entrega ao Senhor. A letra é simples, mas profunda. A bateria antes do refrão dá um toque especial. A interpretação mais uma vez é um capítulo a parte... a cantora parece entoar cada palavra olhando nos olhos daquele a quem ela pede “cuida de mim”. Sensacional.

Gerado por Deus (Anderson Freire) - Arranjos simples, letra e melodia que parecem complementar a faixa seis. Aborda o já conhecido tema dos sonhos de Deus, mas a letra, especialmente no refrão, traz frases excelentes. “Jamais morrerão os sonhos de Deus, a morte é uma vírgula que Ele mesmo escreveu. Não sou um acaso, sou realização de um sonho gerado em Seu coração”. Simplesmente linda.

Unção (Carlos Mota e Otoniel de Araújo) - Depois de tantas faixas perfeitas seria até normal se nos deparássemos com alguma canção mais “fraquinha”, mas exatamente nesse ponto acontece o contrário. Unção é mais pentecostal de todas as canções. Interpretação ainda mais marcante. Raquel parece decretar sobre a igreja: “Unção para triunfar, unção para libertar e sobre a sua vida eu vou profetizar, unção...” O teclado após o coro marcante dá um charme especial. Não é a toa que essa foi escolhida como uma das músicas de trabalho, ganhou clipe e já é sucesso nas rádios, igrejas e Youtube. Composição de Anderson Freire, e méritos a ele e a cantora por seu timbre forte e voz firme que suas canções únicas e especiais.

Vou me levantar
(Pr Jorge Camargo) - Apesar do estilo mais “adoração”, a letra é do tipo bem penteca e também tem tudo para agradar. Apesar do clichê “mais que vencedor” que permeia a canção, Deus, e não o homem, permanece como o centro nesta canção.

Que venha o teu reino (Davi Fernandes e Renato César) - Com uma cara de desfecho de CD, “Que venha o teu Reino” volta ao estilo alegre, com pegada jovem, numa mistura de black e disco music, com coro bem pra cima. Deus é mais uma vez celebrado com alegria e autoridade. E Raquel mais uma vez agrada a seu público mais que crescente: os jovens. Se realmente terminasse aqui, o CD já seria perfeito.

Minha Gratidão (Raquel Mello) - Composição da própria Raquel, a música é uma das mais conhecidas da cantora e fez sucesso em seu primeiro álbum. A regravação ficou ainda mais perfeita que a versão original. A voz da cantora se apresenta muito mais madura e a interpretação dispensa comentários.

Um pedido de Amor (Rafael Oliveira e Daniel Custódio) - Todo CD tem sua canção enche linguiça, aqui diria que esta romântica interpretada ao lado do esposo, Marco Moreno, seria a bola da vez, mas quando você ouve a música e pensa naquela pessoa amada percebe que essa também vale a pena ser ouvida e cantada. Quem dera se todos os casais declarassem, pelo menos de vez em quando, um pouco de tudo que é cantado nesses versos!

Amazing Grace - Da mesma forma que começa, o CD passos de fé termina. Dessa vez, o clássico internacional é cantado em inglês.

Passos de fé foi, sem dúvida, um dos melhores lançamentos do ano de 2011. Você nem quer que eu diga se vale a pena comprar, certo? Estrelas? 5. Nota? 10. Parabéns a Raquel Mello, aos compositores e a produção, que além do Wagner Carvalho também contou com a participação do Marco Moreno. A Central Gospel também tem realizado um excelente trabalho, “dando um banho” em outras gravadoras, sobretudo no quesito “divulgação” de seus artistas.

11 comentários:

  1. Criei um Blog de Premiações Pentecostais, ao qual ainda está sem nome, Vocês parceiros do Portal pentecostal estão sendo convidados a ser Jurados e Escolherem junto com Portal Pentecostal os indicados a cada premiação, quero marcar uma reunião para que nós possamos escolher os indicados pois a votação começa dia 05 de março
    a unica forma de comunição onde todos possam conversar juntos é o msn
    Me adicione Portal-Pentecostal.Blogspot.com
    a reunião vai ser 02 de Março ás 18 horas
    me responda postando um comentário na minha ultima postagem no Portal Pentecostal,
    Também pedimos que divulgue esse blog de premiações o endereço é QUALNOMEVOCEVAIMEDAR.BLOGSPOT.COM
    Paz do senhor Aguardo Resposta.

    ResponderExcluir
  2. Vou marcar com vc a reunião dia 02 de março no facebook ok?

    ResponderExcluir
  3. Todos os CDs dela são profundamente ungidos e cautelosamente produzidos sob total direção, unção, obediência e muita perfeição na voz da MELHOR CAANTORA GOSPEL DO BRASIL, Raquel Mello.
    Ela está de parabéns por este CD e pelos anteriores e pelos que estão por vir... Inclusive o tão esperado DvD.

    ResponderExcluir
  4. Este CD está maravilhoso, principalmente a cançao "Unçao"

    ResponderExcluir
  5. MEU AMIGO QUE ESREVEU A ANÁLISE PARA ESTE BLOG DO CD RAQUEL MELLO... PRA MIM UM DOS MAIORES COMPOSITORES DA ATUALIADADE É SEM DÚVIDA ANDERSON FREIRE... E EU ME INSPIRO MUITO NELE... MAS POXA ME DÁ UMA MORAL AE...RSRSRS O LOUVOR UNÇAO DESTE CD, NÃO É DO ANDERSON E SIM MINHA COMPOSIÇÃO CARLOS MOTA... OBRIGADO DEUS TE ABENÇOE.... UM ABRAÇO Carlos Mota

    ResponderExcluir
  6. Está mais do que de parabéns! Q Deus continue te usando, pq esse louvor é pura Unção, como o próprio nome diz!

    ResponderExcluir
  7. assim que saiu comprei o meu e não me canso de ouvir, foi um dos melhores trabalhos da raquel a musica unção é muito show mesmo, referente ao comentário assustador da musica eterna graça, euri mas é assim mesmo os vocais da raquel são tremendos quando ouvi a 1° vez nem achei que era ela ,grave perfeito ouço direto, farofa gospel parabéns pela analise.

    ResponderExcluir